Mais de 350 estudantes participam do Simpósio de Biologia Animal

24/05/2010 10:53

Durante toda essa semana a Universidade Federal do Piauí vai ser palco de debates na área da Biologia Animal. Palestras, mini-cursos, workshop e apresentação de trabalhos científicos fazem parte da programação do Simpósio de Biologia Animal, que teve início nesta segunda-feira (24) e vai até o dia 28. O evento  é uma realização do  Departamento e Centro Acadêmico de Biologia e está acontecendo em vários locais do Centro de Ciências da Natureza (CCN).

Com mais de 350 participantes, o evento reúne estudantes de todos os campi da UFPI, havendo congregação de profissionais onde os participantes terão atualização de conhecimentos e novidades sobre trabalhos científicos. "O objetivo do nosso simpósio é interagir e trocar informações na área da Biologia, contribuindo cada vez mais na formação acadêmica dos nossos alunos", relata o chefe de departamento do curso de Biologia, Romildo Ribeiro.

A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) e contou com a presença do diretor do CCN, o professor Helder Nunes da Cunha, que parabenizou a iniciativa do curso de Biologia. "A universidade tem que trabalhar a extensão tanto para os alunos como para a comunidade, temos que prestar serviço à comunidade através da informação com a discussão de temas atuais", destacou o professor.

Durante o evento serão discutidos temas que vão desde a genética molecular aplicada a parasitologia até acidentes por serpentes. A primeira palestra do simpósio teve como tema Tráfico de Animais Silvestres, ministrada pelo Tenente Muller, chefe de investigação de crimes ambientais. "Esse tema é muito debatido no Brasil porque possuímos uma das maiores biodiversidades do mundo. Nos últimos anos o Governo Federal tem expandido a questão ambiental nos setores públicos e infelizmente o tráfico de animais ainda é um grande problema aqui no Brasil", relata o tenente.

O simpósio conta com dez mini-cursos que trabalham os mais diversos temas na área da Biologia Animal ministrados por professores de todos os campi da UFPI. Para Íthalo Castro, aluno do 7° período, o evento oportuniza uma atualização de informações e troca de experiências entre os alunos e profissionais. "Estamos reunindo tanto alunos de Biologia como também de Medicina Veterinária e Zootecnia. A realização do evento reforça a questão da biodiversidade e uma preocupação com a vida", destaca o aluno.

Confira a programação.

Rafaella Fontenele