Galeria homenageia ex-coordenadoras de Enfermagem

21/05/2010 19:05

Para encerrar a Semana da Enfermagem, o Departamento de Enfermagem da UFPI hoje (21), inaugurou uma galeria em homenagem a todas as ex-coordenadoras que o curso já teve. A galeria, que reúne fotos das 10 ex-coordenadoras, serve como um memorial - uma forma de homenagear mulheres que tiveram uma vital importância no crescimento do curso e da enfermagem no estado.

O curso de Enfermagem foi criado em 1973 e, como um dos primeiros oferecidos pela UFPI, passou por muitas dificuldades, como falta de professores e equipamentos. Sem docentes da área atuando na universidade, persistiu apoiado na boa vontade e dedicação dos envolvidos: Gente que queria que o curso de Enfermagem melhorasse e crescesse. "As pessoas que trabalhavam aqui no começo encaravam como uma missão. Nós fazíamos sem receber nada, e sem incentivo. Hoje fazemos parte da história da enfermagem do Piauí", fala Lídia Tolstenko, que foi a primeira coordenadora do curso de Enfermagem na UFPI, em 1975.

Após a inauguração da galeria de fotos, uma solenidade reuniu a atual chefia de departamento e ex-coordenadoras, além de professoras, e alunos de enfermagem. As homenageadas pela galeria que estiveram presentes receberam uma placa personalizada simbolizando sua importância para o curso.

Filipi Gustavo - Coordcom UFPI