Delegação da UFPI participa de Fórum Internacional do Meio Ambiente

21/05/2010 17:01

Uma delegação composta por 25 alunos do curso de geografia da UFPI, além do professor Dr. Agostinho Paula Brito Cavalcanti irão participar da "Conferência da Terra, Fórum Internacional do Meio Ambiente: Aquecimento Global, Sociedade e Biodiversidade", que acontecerá na cidade de Olinda, de 26 a 30 de maio.O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade(22 de maio).

Convidado para fazer parte das discussões de uma mesa redonda, o Professor Agostinho Cavalcanti ressalta que abordará questões relacionadas à biodiversidade e ao manejo de ecossistemas. Já os alunos devem apresentar trabalhos desenvolvidos pelos projetos de pesquisa existentes na universidade."Além de participar das discussões como conferencista, irei ministrar um mini-curso intitulado Análise Ambiental: Métodos e Técnicas", acrescenta o professor.

Dia internacional da Biodiversidade

Comemorado internacionalmente no dia 22 de Maio, o Dia da Biodiversidade é marcado por várias manifestações em todo o mundo. Entendida como a variabilidade existente entre organismos vivos e sua complexidade ecológica, a Biodiversidade está imersa  em uma larga hierarquia, subdividida em ecossistemas, comunidades, espécies ou mesmo genes de uma área definida.

Segundo o professor Dr. Agostinho Paula Brito Cavalcanti, do Departamento de Geografia da UFPI, não existe uma definição consensual para o conceito de Biodiversidade. Entretanto, pode-se afirmar que o termo designa uma medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas (Diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas).

"São várias as perspectivas que podem ser abordadas, como o levantamento de dados básicos, a produção primária das comunidades, correlações bióticas ou mesmo um programa de gerenciamento e controle", enumera Agostinho. Para o docente, a maioria dos trabalhos que têm sido realizados na área, procura analisar diretamente o impacto das atividades humanas no meio ambiente.

"Atualmente, tudo que se produz relacionado ao meio ambiente no estado ganha um caráter inédito, pois os trabalhos existentes só abordavam a questão pelo lado macro, deixando de lado áreas mais específicas", relata Agostinho Cavalcanti.

Thamirys Viana