Viagem à Serra da Capivara encerra segunda etapa do Fórum de Dança

21/05/2010 08:11

O Fórum Nacional 1 Minuto Para Dança  realizou  a 2ª etapa de atividades em Teresina com workshops e palestra com a Profª. Draª da Universidade Federal da Bahia, Lenira Rengel, e seguiu para a cidade de São Raimundo Nonato, a 500 km ao sul da capital piauiense. O fórum é uma realização da Coordenação de Ação Comunitária e Cultural (CACC/PREX) em parceria com a Cia. Luzia Amélia.

Uma equipe de dez pessoas liderada pela Profª Draª. Zozilena Fróz da UFPI, composta de seis integrantes da Cia. Luzia Amélia e da Profª Lenira Rengel exploraram o potencial arqueológico para a pesquisa em dança que oferece o Parque Nacional Serra da Capivara. "O objetivo é dar prosseguimento a um conjunto de pesquisas sobre as imagens rupestres sob o olhar da artes visuais e da semiótica, iniciado pela Profª. Zozilena Fróz em sua tese de Dourado na PUC/SP. Neste sentido, surge a possibilidade de se estender estes estudos para o campo da dança, por meio da Cia. Luzia Amélia, devido ao rico acervo de imagens que evocam a dança em rituais e cenas lúdicas", relata Luzia Amélia, coreógrafa/diretora do espetáculo.

Na oportunidade, os pesquisadores foram recebidos pelas coordenadoras do Parque Nacional, Draªs. Niéde Guidon e Anne-Marie Pessis, que reafirmaram interesse em colaborar com as pesquisas.