Dia de Campo estuda adição de amônia na alimentação de ruminantes

20/05/2010 12:16

Com o intuito de aliar teoria e prática, o Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (20), o Dia de Campo, com a temática Amonização de Volumosos para Alimentação de Ruminantes. Durante toda a manhã, os alunos participaram de palestras envolvendo a temática.

O Dia de Campo é uma realização do Grupo de Estudos e Difusão Tecnológica em Nutrição de Ruminantes e tem como objetivo apresentar a técnica de tratamento de alimentos fibrosos (palhadas, restos de culturas e de forragens) como recurso para nutrição de ruminantes (ovinos, caprinos, bovinos e bubalinos) considerando metodologia, resultados e perspectivas.

"A técnica de adição de amônia às palhadas, restos de cultivo ou forragens visa melhorar as características desses volumosos para que possam ser melhor aproveitados pelos ruminantes. Os ruminantes tem grande importância para nossa economia local e estamos procurando alternativas de utilização mais racionais", relata o coordenador do grupo, professor Arnaud Azevêdo. Esta tecnologia de custo barato e fácil aplicação ao nível de pequenas propriedades rurais está sendo gerada no Departamento de Zootecnia do CCA.

Para Glauco Lima, mestrando em Forragem Cultura, o evento é importante para estudantes de todos os níveis, desde a graduação até a pós-graduação. "Os alunos do Colégio Agrícola de Teresina já iniciam a vida acadêmica se envolvendo em pesquisas e podem difundir para os pequenos e grandes produtores as novas tecnologias. Já para os alunos da pós-graduação, estamos trabalhando com dados e já mostrando resultados e procurando sempre inovação tecnológica", relata o aluno.

O evento contou com a participação de alunos e docentes do Departamento de Zootecnia e Agronomia, alunos de Doutorado e Mestrado em Ciência Animal da UFPI, bolsistas de Iniciação Científica, além de parceiros de outras instituições como Embrapa Meio-Norte, Universidade Estadual do Vale do Acaraú e Universidade Federal de Tocantins.

Rafaella Fontenele