CMRV adquire Estação Meteorológica para monitoramento atmosférico

20/05/2010 08:31

O Núcleo de Pesquisa do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba, foi contemplado com a instalação de uma estação metereológica moderna para realização de pesquisas atmosféricas e ambientais. O equipamento poderá ser utilizado para atividades de ensino e extensão, tanto por professores do CMRV como de outros campi.

A transferência dos dados acontece de forma moderna, os diversos sensores captam esses dados e transmitem ao um "chip" de celular, que os enviam a um provedor central que pode ser acessado de qualquer lugar pela rede mundial de computadores.

"Dentre as principais funções do equipamento moderno e multidisciplinar podemos destacar: pesquisa científica em diversas áreas, incluindo ciências atmosféricas (meteorologia, clima e poluição do ar), ecologia, arquitetura, e geografia física; futuro laboratório didático para disciplinas do Bacharelado em Engenharia de pesca e/ou Licenciatura em Biologia; - Treinamento de estudantes de segundo e de terceiro grau em técnicas de observação por meio de projetos de extensão e divulgação da meteorologia junto à sociedade", relata o engenheiro Júlio Rizan.

O equipamento foi adquirido pelo projeto aprovado Novos Campi FINEP demonstrando mais uma vez a inserção do campus em atividades de pesquisa de ponta no interior.