6º Congresso de Enfermagem do Piauí segue até sábado (15)

14/05/2010 11:43

Segue até sábado, no Atlantic City, o 6° Congresso de Enfermagem do Piauí, que discute desde quinta-feira o tema "Enfermagem: O poder do cuidado". O evento é uma realização da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção PI com apoio da Universidade Federal do Piauí e reúne enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estudantes da pós-graduação, graduação e ensino profissionalizante com a finalidade de discutir e refletir sobre a prática profissional.

As atividades do Congresso de Enfermagem do Piauí acontecem em conformidade com a programação da 71ª Semana Brasileira de Enfermagem. As atividades da programação incluem mesas redondas, apresentação de trabalhos, oficinas da SESAPI (Secretária Estadual da Saúde do Piauí) e conferências.

A professora do departamento de Enfermagem da UFPI, Ana Maria Ribeiro, falou da importância de se discutir o tema para conscientizar os profissionais da área e passar para a sociedade o poder do cuidado. "O enfermeiro tem esse poder em suas mãos", enfatiza a professora.

Na manhã desta sexta-feira (14) houve apresentações de trabalhos e a mesa redonda Avanços em Feridas e Curativos com as palestras Sistematização da Assistência de Enfermagem e a Competência Ético-legal do enfermeiro na avaliação e tratamento de feridas, com a Janaína Sampaio Furtado (PE), Formação de Grupos/Comissões de Feridas nos Serviços de Saúde, com Andrea Lopes (Hospital São Marcos - PI), e Auditoria Hospitalar em Curativos, com Luciana Crisanto (Clínica Especial - PI).

Para Daniel Dantas, estudante do 5° período, o evento permite a troca de experiências e socialização com a apresentação de trabalhos. "Temos contato com profissionais e estudantes de vários lugares, permitindo a interação", relata o aluno que também é monitor do congresso.

No sábado pela manhã haverá a mesa redonda Acolhimento com Classificação de Risco com a troca de experiências de um profissional do hospital de Campinas e logo em seguida, a experiência do Hospital de Urgência de Teresina, com Jesus Mousinho. Já no turno da tarde haverá a palestra Experiência de parto humanizado, com Olívia de Araújo Dias (ABEN Nacional), premiação de trabalhos e show de humor.

Confira a programação do evento no site da ABEN Piauí

Rafaella Fontenele