UFPI concede número recorde de bolsas de incentivo para alunos

13/05/2010 11:31

Com o intuito de valorizar e incentivar os alunos, a Universidade Federal do Piauí tem aumentado o número de bolsas concedidas aos estudantes da graduação, através dos programas PIBIC, PIBIT, PIBIC-AF, benefícios da PRAEC e bolsas de Extensão. Atualmente, o número de bolsas para alunos de graduação chega a 2202, o maior concedido pela instituição até agora.

Em 2004 a UFPI oferecia 144 bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC). A partir de 2005, a Universidade passou a dar a contrapartida de igualar o número e o valor das bolsas do CNPq, garantindo um aumento significativo no número de benefícios para o aluno pesquisador. Em 2010 esse número já chega a 360 bolsas de incentivo à pesquisa no valor de R$ 360,00, o que representa um aumento de 150%.

São 33 bolsas PIBIC-AF e PIBIT, distribuídas entre os campi de Parnaíba, Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus voltadas, respectivamente, para alunos que ingressaram na Universidade através de Ações Afirmativas e para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Além do incentivo a pesquisa, a UFPI oferece através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAEC), um total de 1601 bolsas permanências que tem como objetivo facilitar a vida do estudante no campus, garantindo sua permanência na universidade. Alimentação, tranporte, moradia são alguns benefícios garantidos pela bolsa, além da própria Residência Universitária, que é um benefício independente. Já as Bolsas de Extensão totalizam 208.

As 2202 bolsas disponibilizadas pela UFPI além de alavancar a pesquisa logo no começo da vida acadêmica, têm contribuído para a permanência de alunos de baixa renda na Universidade, e fortalecido o papel inovador da Universidade. "Investimos na iniciação científica para garantir que o jovem faça pesquisa desde cedo. Para isso, duplicamos  em quantidade, equiparamos o valor as bolsas que são ofertadas pelo CNPq para nossos alunos. Também investimos numa assistência estudantil forte, que garanta que o aluno não abandone a universidade por falta de condições financeiras de fazer seu curso", garante o reitor da UFPI, Luiz Júnior.

Jéssica Santos