Reitor da UFPI participa de reunião do Conselho Pleno da Andifes

13/05/2010 09:22

O reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Luiz Santos Júnior, se reúne nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14) com o Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e participa da 7ª edição do Ciclo de Debates "Cenários do Brasil para os próximos 20 anos e o papel da Educação Superior", na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. Nesta quinta-feira, o evento terá como palestrante o ministro de Educação, Fernando Haddad, que vai discutir as perspectivas para o futuro do país e o papel da Educação neste contexto.

O Ciclo de Debates visa debater temas como cenários econômicos, meio-ambiente, ciências e tecnologia, qualidade da educação e da saúde pública, energia, relações internacionais, entre outros, buscando a interlocução com lideranças de diferentes áreas. Nomes como Ciro Gomes, Marina Silva, Henrique Meirelles, Cristovam Buarque e Paulo Bernardo já participaram do evento.

Na sexta-feira (14), o Pleno dará prosseguimento às tratativas da agenda da autonomia universitária, com foco no banco de reserva de técnico equivalente e hospitais universitários, com a participação da secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci.

A pauta da reunião do Pleno ainda inclui a repactuação do Reuni e na sequência, os reitores discutem a pesquisa do perfil socioeconômico dos estudantes das Ifes, realizada em parceria com o Fórum de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). O reitor Carlos Alexandre Netto apresentará, para apreciação do Pleno, o documento "Programa de Mobilidade Internacional de Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior".