Associação dos portadores da doença de Crohn comemora 5 anos

12/05/2010 18:05

Após alguns anos sofrendo com fortes dores abdominais, vômitos e outros incômodos frequentes, Moacir Ferreira, médico e presidente da ACRONN-BR  foi submetido a um processo cirúrgico. Tais enfermidades eram decorrentes de uma doença intitulada de Cronh e Retocolite Ulcerativa "A doença se manifestou de forma bastante agressiva, culminando na necessidade de realização de duas cirurgias, sem mencionar no uso constante de medicamentos que controlam a evolução do meu quadro clínico", aponta.

Há cinco anos tratando pacientes acometidos pela doença de Cronh e Retocolite Ulcerativa, a Associação dos Portadores de Doenças de Crohn e Retocolíticos Ulcerativos do Norte e Nordeste do Brasil (ACRONN-BR) comemora cinco anos hoje. Através do Hospital Universitário da UFPI, que é a única instituição do Estado que faz o tratamento de forma gratuita, cerca de 220 pessoas são acompanhadas por meio de consultas médicas e tratamento a base de medicamentos específicos.

Para quem não conhece, a doença de Cronh é uma patologia crônica de causa ainda desconhecida, não é transmissível, entretanto, não possui cura. Segundo o gastroenterologista José Miguel, embora não se tenha descoberto uma forma de combater a doença, o uso de medicamentos somado a um acompanhamento constante evita que a doença atinja estágios mais graves.

"Falando de forma simplificada, a doença de Crohn se trata de distúrbios inflamatórios no intestino, os quais provocam ferimentos que vão desde a boca até o ânus. Porém, em casos em que a doença já está em um estágio mais avançado, o paciente pode ser acometido por alterações nos olhos, na pele ou mesmo nas articulações", explica José Miguel.

A associação, com sede no Centro Maria Imaculada, disponibiliza consultas médicas todas às terças e quartas, das 13h às 17h. Além de uma reunião mensal com os integrantes do grupo que é feita na segunda quarta-feira de cada mês, sempre às 16:30h. Para mais informações, entrar em contato pelo número 3255 2667. A data foi comemorada com palestras para os pacientes e funcionários que se encontravam no local.

Caminhada contra a doença

Com o intuito de divulgar a existência da doença, enfocando principalmente a sua forma de tratamento, a ACRONN-BR realizará uma caminhada prevista para o último domingo de setembro, 26. Durante o percurso, que ainda será definido, profissionais de saúde, bem como pacientes acometidos pela doença entrarão em contato com a comunidade, a fim de prestar maiores esclarecimentos sobre a doença de Crohn.

Por Thamirys Viana