CAT: 56 anos de referência em ensino técnico

12/05/2010 11:36

Com mais de 56 anos de trajetória, o Colégio Agrícola de Teresina (CAT) já se firmou como referência em ensino técnico de qualidade. O CAT possui cerca de 410 alunos distribuídos nos cursos técnicos de Agropecuária (ensino médio e pós-médio), Enfermagem e Informática.

O colégio já foi escolhido a melhor escola pública, desenvolvendo um excelente trabalho para a comunidade. O diretor do CAT, Francisco de Assis Sinimbu Neto, destaca que a grande demanda aos cursos técnicos é devido à qualificação do corpo docente. No último processo seletivo a concorrência para o curso técnico de Enfermagem foi de 30 candidatos por uma vaga "Temos um excelente corpo docente, os professores estão sempre em busca de qualificação, mestrado e doutorado, garantindo ao nosso alunado um ensino de qualidade", relata Sinimbu Neto, que foi o primeiro professor mestre do CAT na década de 90.

Para o aluno Joaquim Sousa, natural da cidade de Pedro II, estudante do curso técnico de nível médio de Agropecuária, a escolha por um curso técnico foi feita pensando nas oportunidades do mercado de trabalho. "Pretendo fazer vestibular em outras áreas, mas sei que quando eu me formar em agropecuária já tenho oportunidades de emprego", enfatiza o aluno.

O mercado de trabalho tem absorvido os alunos, e além da sala de aula, o colégio realiza pesquisa, extensão rural e possui seis projetos de doutorado. A qualidade do trabalho do colégio é reconhecida tanto pela sociedade como pela administração superior, através da pessoa do magnífico reitor Luiz Santos Júnior, que proporciona obras de melhoria na estrutura física que facilita o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. "Conquistamos a reforma do restaurante universitário, ganhamos um campo de futebol, quatro novas salas de aula e laboratórios. Isso mostra o interesse da administração superior em nos proporcionar investimentos na medida em que mostramos resultados", relata o diretor do colégio.

Ao longo destes 56 anos houveram muitas conquistas e hoje o CAT é referência no ensino médio e técnico, com seus alunos se destacando cada vez mais em vestibulares e concursos. Prova disso foi a aprovação da ex-aluna do curso Técnico em Enfermagem, Andréia Cristina Araújo Silva, em 1º lugar, no último concurso da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Rafaella Fontenele