Submissão de propostas para Doutorado-Sanduíche segue até dia 22

11/06/2010 10:20

O Programa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e da Universidade de Coimbra está com ofertas de Bolsas de Doutorado-Sanduíche, para doutorandos das universidades do GCUB e da Universidade de Coimbra (UC), nas áreas de Direito, Neurociências, Biologia Molecular e Celular.

Doutorado-Sanduíche é o nome dado ao programa de doutorado que é parcialmente realizado em outra instituição brasileira ou estrangeira e tem como objetivo apoiar grupos de pesquisa brasileiros e portugueses pela participação de estudantes de doutorado que sejam membros de grupos de pesquisa. Essa parceria é fruto do acordo firmado entre o reitor Luiz Júnior e o Grupo Coimbra, no ano de 2009.

Os estudantes brasileiros deverão realizar parte de sua tese de doutoramento na UC, e os estudantes portugueses deverão realizar parte de sua tese de doutoramento na instituição brasileira, contando com a disponibilidade de infraestrutura, equipamentos e corpo docente da instituição anfitriã para a complementação de sua tese de doutorado a ser defendida no Brasil, no caso dos brasileiros, e em Portugal, no caso dos portugueses.

O proponente da proposta ao CNPq deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente (exceto português), residente no Brasil, ter vínculo formal/empregatício/funcional com a instituição de ensino e/ou pesquisa brasileira dos doutorandos candidatos, e ser o líder do Grupo de Pesquisa brasileiro, devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Os interessados têm até o dia 22 de junho para submissão das propostas e o resultado sai dia 10 de agosto. A bolsa tem validade a partir de setembro/2010.

Confira o edital.