12 de maio, Dia do Enfermeiro

12/05/2010 08:00

Dia 12 de maio é o Dia do Enfermeiro, data comemorativa pelo nascimento de Florence Nightingale, enfermeira precursora da Enfermagem no mundo, que em 1854 na Guerra da Criméia prestou assistência a 4.000 feridos.

Atualmente, a Enfermagem alcançou o nível de importância que sempre mereceu. O reconhecimento é apenas o fruto do trabalho e dedicação do profissional que há centenas de anos trabalha no cuidado direto com o paciente.

Enfermeiro é além de tudo ser ético, humano e dinâmico na busca de um processo interpessoal enfermeiro-cliente, produzindo cidadania e bem estar. A UFPI tem muito orgulho de formar, todos os anos, esses profissionais.

Parabéns Enfermeiro! Pela história, pela luta, pela dignidade e pelo respeito à vida.

Luiz de Souza Santos Júnior
Reitor da UFPI