Fórum Nacional 1 Minuto para Dança inicia 2ª etapa com foco na educação

12/05/2010 08:04

Dando continuidade às atividades O Fórum Nacional 1 Minuto Para Dança inicia a sua segunda etapa recebendo a Draª em Semiótica pela PUC/SP, professora Lenira Rengel, que ministrará workshops e fará o lançamento de livros.

As atividades começam nesta quinta-feira(13) e seguem até o fim da tarde de sexta-feira (14), todas ministradas por Lenira Rengel. Confira a programação:

Quinta-feira (13/05): - Workshop "Dança Criativa", às 15 h, na Escola Balé de Teresina. Público: crianças de 07 a 10 anos.

Sexta-feira (14/05): - Workshop "Dança, Corpo e Criação", às 9h, na Escola Balé de Teresina. Público: adolescentes e jovens acima de 14 anos.

- Palestra "Laban, Corponectividade e Educação Contemporânea", às 15 horas, no Auditório Casa da Cultura. Público: arte-educadores e professores em geral.

Após a palestra haverá ainda o Lançamento dos livros Cadernos de Corpo e Dança, Dicionário Laban e Pequena Viagem pelo Mundo da Dança.

A segunda etapa do Fórum Nacional foi reservada à educação, em uma tentativa de incluir o corpo e a dança nos processos educacionais. Para tanto, foram convidados profissionais da área da educação de diversas instituições, públicas e particulares. O grande objetivo é estimular novas descobertas e uso de ferramentas didáticas que auxiliem no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Numa parceria inédita com a SEDUC, professores da rede estadual de ensino terão a oportunidade de adquirir conhecimento nesta área, em atenção aos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam que seja incluída a dança nos conteúdos programáticos das escolas.

Professora Lenira Rengel

Segundo a professora Lenira Rengel, o Fórum Nacional surge da necessidade premente em abrir espaços políticos para a dança no Piauí, reinvidicando políticas públicas, culturais e educacionais que contemplem a dança, reconhecendo-a como área do conhecimento. "Promover um Fórum é uma postura democrática perante a arte e a vida, pois um fórum é um espaço físico para o livre pensar/agir/dialogar. No caso de um fórum de dança, o dançar é o eixo no qual se dá o pensamento, o ato e o diálogo", afirma.

A Profª. Zozilena Fróz, da Coordenação de Ação Comunitária e Cultural da UFPI, é a grande articuladora do Fórum no âmbito do ensino superior e da luta pela implantação de uma graduação na área, ampliando o campo de atuação de profissionais da dança do Piauí e fomentando o setor.

Ações EXTRAS em São Raimundo Nonato - PI

A programação do Fórum se estende, neste final de semana, até São Raimundo Nonato, a 500km ao sul de Teresina, onde acontecerão Workshops atendidos pelo Pó-Arte FUMDHAM para crianças e intervenção artística no Museu do Homem Americano. Na oportunidade as Professoras/Doutoras em semiótica pela PUC, Zozilena Fróz(PI) e Lenira Rengel(BA) irão liderar uma ‘expedição científica' até as inscrições rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, juntamente com os integrantes da Cia. Luzia Amélia, em pesquisa que pretende unir dança e ancestralidade em futuros trabalhos científicos e artísticos dos pesquisadores.