Empresa multinacional apresenta proposta para o NINTEC

11/05/2010 17:14

Membros do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia(NINTEC) ,  docentes,  o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Magnaldo de Sá Cardoso,  e consultores do Grupo AES Brasil  reuniram-se nesta segunda-feira(10) no Salão Nobre da Reitoria.

O objetivo da reunião foi fazer o primeiro contato da AES Brasil com a UFPI,  para convidar pesquisadores da universidade para participar de novos projetos de  pesquisa e desenvolvimento relacionados  ao segmento de geração, distribuição e excelência de energia elétrica.

Para o  engenheiro elétrico Fábio Romano,  que é consultor de pesquisa e desenvolvimento da AES Brasil, "a empresa levanta as necessidades do setor elétrico e publica aguardando que as universidades enviem suas propostas de inovação tecnológica.Os projetos devem ser úteis para a área de geração de energia elétrica, não só dispositivos ou produtos, mas também pesquisas que contribuam para a melhoria da efetividade do segmento de geração de energia elétrica".

De acordo com Antonio Sergio Farias,  economista e gerente de pesquisa e eficiência energética da AES Brasil, os projetos são avaliados por sua originalidade, viabilidade, relevância e inovação tecnológica. "Os projetos relevantes à geração de energia elétrica podem ser enviados a qualquer tempo, serão avaliados imediatamente e terão resposta o mais rápido possível, já os projetos de distribuição e excelência são avaliados de acordo com o calendário a ser publicado no site da empresa".

A Professora Maria Rita Moraes Chaves, Coordenadora do NINTEC, foi quem solicitou a vinda dos consultores da AES Brasil como forma de instigar a produção e aprimorar a política de pesquisa e desenvolvimento  e para incorporar na sociedade dos resultados de suas pesquisas, lembra ainda que "a interdisciplinaridade é bem vinda para a área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, pois não só projetos das áreas de engenharia elétrica são aceitos, outras áreas como biologia, química podem inscrever projetos, desde que sejam relevantes e contribuam para o desenvolvimento de novas tecnologias que sigam o rumo da empresa".