Fórum Nacional Um Minuto para Dança prossegue com atividades extras

06/05/2010 08:29

Até 29 de maio, a cidade de Teresina receberá estudiosos, pesquisadores, doutores e artistas do movimento de dança durante a realização do Fórum Nacional Um Minuto Para Dança. Proposto pela Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultural da UFPI em conjunto com a Cia Luzia Amélia, o Fórum desenvolve atividades como palestras, workshops, lançamento de livros e residências artísticas na cidade, divididos em três etapas com foco de interesses distintos: a formação, a produção e as políticas públicas na dança.

Entre uma etapa e outra acontecem as atividades extras. Em preparação para se desenvolver a 2° etapa, acontecerá esta semana na Casa da Cultura de Teresina, com entrada franca a seguinte programação:

Quinta (06/05): Workshop Corpo, Dança capoeira, com Grupo Córdão de Ouro(PI), às 18 horas na sala de dança.

Sexta (07/05): Espetáculo SANGUE, da Cia. Luzia Amélia (PI), na Galeria Lucídio Albuquerque, às 19 horas. Censura 18 anos.

O Grupo Cordão de Ouro Capoeira do Piauí tem como filosofia, o aprendizado da Capoeira como ferramenta para formar cidadãos dando-lhe identidade cultural, além de proporcionar o bem estar físico e mental através de sua prática e reconhecimento por parte da sociedade piauiense. O Grupo é presidido pelo Professor Cezar Barcelar e diretores e realiza diversos trabalhos em Teresina, como: NAICA'S (Promorar e Bandeirante), UFPI (mantém a disciplina de capoeira nessa UES), e em vários colégios da rede estadual e municipal de ensino, além de academias e clubes sociais.

É a primeira vez que SANGUE é apresentado ao grande público. O espetáculo consumiu três anos de pesquisa da Cia. Luzia Amélia. Estreou em maio de 2008 em Salvador (BA) e foi montado com recursos do Prêmio Klauss Vianna de Dança. "SANGUE é uma obra aberta, não sentimos ainda que esteja pronto, é um caminhar, um percorrer, um espalmilhar de histórias e vivências que teimam em não se fechar. È um ciclo que ainda está aberto. É uma aventura artística", revela Luzia Amélia, coreógrafa/diretora do espetáculo.