Frota da UFPI é composta por 27 coletivos em todo o estado

08/05/2010 17:14

Com o objetivo de facilitar a vida do aluno, oferecendo transporte eficiente e confortável, além de suporte para experiências extra-campus, a Universidade Federal do Piauí, em seus cinco campi, conta com uma frota composta ao todo por 14 ônibus, 5 microônibus e 8 vans a serviço dos estudantes.

Diariamente um ônibus sai da UFPI às 6h e passa por diversos bairros de Teresina, buscando alunos para transportar ao Colégio Agrícola de Teresina (CAT). Durante o dia o ônibus circula internamente no campus, auxiliando alunos que precisam ir a outros blocos. Às 17h30 faz sua última volta recolhendo estudantes antes de retornar ao CAT, e termina a rotina diária às 19h30, após mais uma volta em vários bairros da capital.

O aluno que estiver na UFPI e necessitar de transporte para outra parte da universidade, ou estiver indo pra casa no final do dia, pode ir gratuitamente no coletivo da UFPI, que normalmente leva 20 minutos para completar um passeio completo no campus.

Além de transporte auxiliar para alunos que estudam em blocos como o CAT e o Setor de Esportes, a Universidade possui vários coletivos para atividades extra-campus como aulas práticas e viagens a congressos. No total são 3 ônibus, 3 microônibus e 4 vans no campus Ministro Petrônio Portela para transporte a aulas práticas e eventos estudantis - por mês, em torno de 300 viagens são feitas levando os alunos a outros campus, e em média 50 viagens para fora do estado. Nos campi do interior são 1 ônibus, 1 van e 1 kombi em Parnaíba; 3 ônibus, 1 microônibus e 1 van em Floriano; 6 ônibus, 1 microônibus e 1 van em Bom Jesus; e 1 ônibus e 1 van em Picos.

A estudante Nayana Alves, que depende diariamente do transporte interno da UFPI, destaca a importância dele: "Para quem cursa disciplinas em vários blocos é muito útil, principalmente quando os horários são apertados. Ando nele pelo menos umas três vezes por dia. Seria muito difícil estudar sem o ônibus [da UFPI], principalmente para os alunos do CAT e do Setor de Esportes, que são lugares mais distantes, por onde a rota dos ônibus convencionais não passa".

"Além de transportar os estudantes do Colégio Agrícola, ele circula internamente dando auxílio aos alunos. Poucas universidades no Brasil têm esse tipo de serviço", frisa o chefe do Setor de Transportes da UFPI, Antônio Abreu.