Restaurante Universitário de Bom Jesus abre com ações de Gestão Ambiental

03/05/2010 14:22

Amanhã, dia 4 de maio, será inaugurado o restaurante universitário de Bom Jesus com uma proposta inovadora de gestão e educação ambiental que conta com o apoio da reitoria e direção do Campus.

Conhecido como GGA, o Grupo de Gestão Ambiental do campus de Bom Jesus vem se reunindo desde janeiro com os objetivos de difundir e promover a corresponsabilidade socioambiental na UFPI entre alunos, professores e funcionários; e de pesquisar e implantar tecnologias para a produção de energia a partir de resíduos gerados no Campus.

Foram planejadas várias ações estratégicas, tais como a visita antecipada às dependências do restaurante para reconhecimento das instalações; a promoção de palestras para todos os alunos e funcionários da UFPI e também com a equipe da cozinha com a intenção de minimizar o desperdício e também de otimizar o uso do espaço nos horários de pico.

Com os resíduos das aparas dos vegetais e outros restos produzidos no RU, juntamente com os já disponíveis nos setores de ovinocultura e avicultura, o GGA montará sistemas de compostagem visando desenvolver pesquisas relacionadas à produção de compostos destinados à produção de mudas para a arborização do campus e atividades de extensão.

Contando com a participação dos alunos de todos os cursos e sob a coordenação colegiada das professoras Sandra Lestinge, Adriana Arauco e do professor Severino Cavalcante, o grupo se reúne todas as quartas-feiras às 18h. O e-mail para contatos e sugestões é ggaufpi@yahoo.com.br.