Reitor da UFPI é eleito membro titular da direção do Grupo Coimbra

03/05/2010 11:10

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Santos Júnior, foi eleito um dos membros titulares da nova direção do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Luiz Júnior fará parte do Conselho Fiscal da entidade. A escolha aconteceu dia 21 de abril, em Salvador (BA), juntamente com reitores de outras universidades.

A direção ficou assim composta: Presidente: Reitor Carlos Alexandre Netto UFRGS); 1° Vice-Presidente: Reitor Fernando Ferreira Costa (UNICAMP); 2° Vice-Presidente: Reitor Clemente Ivo Juliatto (PUC PR); No Conselho Fiscal, ficarão como membros titulares Reitor Ricardo Motta Miranda (UFRRJ); Reitor Luiz de Souza Santos Junior  (UFPI); Reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva (UESC) e suplente, Reitor Manassés Claudino Fonteles da (UPM).

O GCUB foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008 e é composto pelas mais prestigiosas universidades brasileiras da atualidade. Compõe o conjunto das 51 instituições fundadoras, 37 Universidades Federais (incluindo as instituições mais antigas e de maior porte), 06 Universidades Estaduais (incluindo as estaduais paulistas) e 07 Universidades Comunitárias e Confessionais (incluindo as principais PUCs) e a Universidade de Coimbra. O GCUB acolhe mais de um milhão de alunos matriculados na Graduação; além disso, comporta a quase totalidade (98 %) dos programas de Pós-Graduação senso-estrito e dos Grupos de Pesquisa consolidados (94 %) no País.

Sua missão é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, desenvolvimento de pesquisas e eventos com parcerias internacionais, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.

Por intermédio da prestigiosa Universidade de Coimbra, a mais antiga do mundo lusófono, o Grupo integra-se à linhagem das universidades arcanas do mundo ocidental, reunidas no Coimbra Group, com o qual mantém, estatutariamente, vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural.