Mestrado em Antropologia e Arqueologia firma parceria com UFRRJ

17/05/2010 08:15

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAArq) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve aprovada a cooperação acadêmica com o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Edição 2009 (CAPES), com financiamento para o projeto de pesquisa intitulado Dinâmicas Sociais e Ruralidades Contemporâneas: A análise dos impactos culturais locais de diferentes propostas de desenvolvimento econômico no Piauí (apicultura, sojicultura, biodiesel e celulose).

"A aprovação do convênio entre o PPGAArq/UFPI e o CPDA/UFRRJ através do PROCAD - NOVAS FRONTEIRAS, programa de incentivo e fortalecimento de cursos de pós-graduação da CAPES, nos abre oportunidade de receber cinco doutores do CPDA que estarão estendendo suas pesquisas de campo ao nosso estado e região, em colaboração com docentes e discentes do PPGAArq", relata a professora May Waddington. Esses doutores especializados em Antropologia do Meio Ambiente e Desenvolvimento ministrarão mini-cursos, participarão de bancas e simpósios na UFPI e supervisionarão doutores e mestrandos em estágios pós-doutorais e "mestrados-sanduíche" na UFRRJ.

A programação de cooperação em pesquisa e docência envolve a vinda destes pesquisadores no início de cada semestre, com um conjunto de atividades de ida a campo, participação em bancas e eventos acadêmicos de forma a aproveitar com a máxima sinergia possível as visitas. "Estaremos programando mesas redondas no primeiro semestre e simpósios e mini-cursos no segundo semestre", enumera a professora.

A cooperação prevê a organização de três simpósios em Teresina ao longo dos anos de 2011 (Desenvolvimento Local), 2012 (Movimento Social) e 2013 (Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), além de facilitar a participação dos professores em eventos nacionais e internacionais, com a tutela do CPDA/UFFRJ. Também está prevista a publicação de, pelo menos, três livros resultantes dos simpósios, além de artigos na revista do CPDA/UFFRJ e a criação de uma revista eletrônica do PPGAArq/UFPI.

O lançamento da cooperação se dará no dia 17 de maio de 2010, com a Aula inaugural, no Auditório Noé Mendes (CCHL), as 15h, ministrada pela Profª. Dra. Maria José Carneiro e a mesa redonda "Ruralidades e Territorialidades Piauienses: antigos dilemas e novos paradigmas". A antropóloga retorna ao Piauí pela primeira vez desde a década de 1970, quando, orientada pelo Prof. Dr. Roberto Da Mata, elaborou sua dissertação de mestrado no município de Colônia do Gurguéia, inaugurando, assim, os estudos etnográficos sobre o meio rural piauiense.

Confira a programação.