Pesquisa no campus de Floriano visa produtividade de planta terapêutica

29/04/2010 11:25

O Piauí, mesmo com uma rica biodiversidade e com indústrias de fitoterápicos (terapia medicinal), ainda utiliza suas plantas medicinais de forma artesanal. Por isso, alunos e professores do Colégio Agrícola de Floriano (CAF) estão desenvolvendo uma pesquisa, em sua fazenda experimental, para melhorar a produção do tubérculo Operculina alata, popularmente conhecido como Batata de Purga.

Uma indústria no Piauí, o Laboratório Sobral, utiliza essa planta como matéria-prima para a produção de um medicamento chamado Aguardente Alemã - bastante utilizado pelos piauienses. As tecnologias desenvolvidas no CAF visam o estímulo à produção desse vegetal por agricultores familiares da microrregião de Floriano-PI.

Esse projeto, que foi aprovado pelo programa PIBIC Jr, ofertado pela FAPEPI, está sob a coordenação da professora Cristiane Lopes, com a colaboração de outros docentes. O Projeto tem previsão de término em outubro deste ano. A divulgação dos resultados da pesquisa, segundo a professora Cristiane, será feita em um dia de campo.