Alunos de Computação oferecem software livre em semana acadêmica

28/04/2010 11:25

Durante toda a semana a Universidade Federal do Piauí está sendo palco da II Semana Acadêmica de Ciências da Computação (SACIC), promovido pelos alunos do curso Bacharelado em Ciência da Computação, no Centro de Ciências da Natureza (CCN). O evento conta com aproximadamente 200 inscritos.

Em sua segunda edição, a SACIC conta com mini-cursos, palestras, apresentação de trabalhos de alunos da iniciação científica, e um Prêmio Universitário de Programação. "Damos destaque a Meia-Maratona onde haverá uma competição de programas, cada grupo com três pessoas, para resolver problemas, que são cinco questões, em duas horas e meia", relata Ismayle de Sousa, coordenador do evento.

Uma das novidades deste ano é o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) que tem como objetivo agregar pessoas ao Software Livre. "O FLISOL reunirá pessoas para realizar instalações em massa de sistemas GNU/Linux (várias distribuições). Vamos realizar o install fest onde as pessoas vão trazer seus computadores e usuários experientes os auxiliarão a iniciar e a resolver problemas", relata Aracele Torres, Associação Piauiense de Software Livre.

Estão sendo oferecidos onze mini-cursos que variam de Princípios de programação orientada a Objetivos usando Java a Desenvolvimento de Jogos com J2ME. As palestras discutem temas atuais como Desenvolvimento  de emuladores de vídeo games, Aplicações de Processamento de Imagens em Tratamentos Fisioterapêuticos e Bancos de Dados Multimídia.

O encerramento do evento será na sexta-feira (30) no Auditório do CCN com a entrega da premiação da Meia-Maratona.

Conheça o site do II SACIC