Treinamento do Portal da Capes reúne profissionais de todos os campi

27/04/2010 11:21

Inovação e disseminação de conhecimento. Essas são as expressões chave para definir o treinamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o uso do seu portal de Periódicos. O curso começou na manhã desta terça-feira, 27 de abril, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI.

O objetivo do treinamento é instruir representantes dos diversos segmentos da universidade sobre as ferramentas e dispositivos oferecidos pelo portal da Capes, através de palestras e demonstrações ministradas por representantes de editoras e sociedades científicas.

Para a biblioteconomista Gisela Beatriz Costa, os bibliotecários são os maiores multiplicadores do portal nas instituições. "A gente não trabalha em uma área específica, mas em todas as áreas. Os alunos sempre nos procuram para obter informações. Como o portal foi revisto, a gente está treinando, aprendendo e vai ser multiplicador", ressalta. Pela primeira vez, a UFPI enviou um bibliotecário representante de cada campus para o treinamento, exceto de Bom Jesus.

"É super importante. Quanto mais gente acessar o portal, melhor para a difusão de conhecimento e para mostrar que o investimento do governo federal está valendo à pena. Esses treinamentos servem como divulgação para o portal", frisa Katyusha Souza, representante do portal da Capes no evento.

A estudante do mestrado em Ciência Animal Naylene Carvalho se sentiu atraída pelo curso a partir da oportunidade de acessar o conhecimento científico disponível no portal e utilizá-lo em seus estudos. "Estou aqui para buscar pesquisa na minha área e as ferramentas desse novo portal. A gente precisa ter essa consciência de trazer toda a tecnologia disponível para o nosso trabalho em específico e de repassar também as informações para outras pessoas, já que houve uma seleção. O conhecimento é dinâmico", conclui.

O curso está disponível apenas para as pessoas selecionadas pela PRPPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação), as quais podem acompanhar as demonstrações em computadores portáteis, e estende-se até o dia 29/04. Estão participando professores, pós-graduandos, bibliotecários e pesquisadores das diversas universidades públicas do país no uso do Portal de Periódicos. Todos ganharão certificado de atividade complementar de 40 horas/aula.

Tamires Coelho