Encerra hoje (23) reunião do FORTEC-NE na UFPI

22/04/2010 12:13

Durante todo o dia de ontem (22) aconteceu, no Auditório do Setor de Esportes, a V Reunião Plenária do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC-NE), organizada pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (Nintec). O evento tem como tema A Propriedade Intelectual e as Universidades Públicas do Brasil: Desafios e Oportunidades.

O encontro tem como objetivo congregar acadêmicos e representantes da UFPI. "Serão discutidos temas interessantes, e vamos ter a oportunidade de compartilhar as experiências e desafios dos NITs-NE. Vamos discutir metas, ver as demandas e necessidades a ser levadas para a plenária nacional", relata a professora Maria Rita Santos, coordenadora do NINTEC/UFPI.

Durante a manhã aconteceu a mesa Políticas e Incentivos a Inovação Tecnológica nas ICTs. Um dos destaques foi a palestra Inovação Tecnológica e a Abordagem Patentear versus Publicar, do professor Dr. Alexandre Stamford, representante do FORTEC nacional. O professor destacou o papel das instituições de ensino e pesquisa em beneficiar a sociedade com novas tecnologias e viabilizar a obtenção dos benefícios tecnológicos.

A palestra Políticas de Propriedade Intelectual, com o professor Dr. Rubens de Oliveira Martins, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), destacou a importância em trabalhar com propriedade intelectual e os desafios da academia. O evento aconteceu durante todo o dia e discutiu as experiências e desafios dos NITs com representantes de todo o Nordeste.