Começa o Fórum Nacional Um Minuto para Dança

23/04/2010 10:00

Entre os dias 29 de abril e 29 de maio, a cidade de Teresina receberá estudiosos, pesquisadores, doutores e artistas do movimento de dança durante a realização do Fórum Nacional Um Minuto Para Dança. Proposto em conjunto pela Cia Luzia Amélia e pela Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultural da UFPI, o Fórum trará palestras, workshops, lançamentos de livros e residências artísticas dirigidos à comunidade artística e acadêmica, bem como ao público em geral.

De caráter informativo, o Fórum Nacional articula a dança que é produzida em território piauiense com o restante do Brasil, impulsionando a produção artística e científica, a reflexão, a pesquisa e a troca de idéias. Além disso, promove, junto à comunidade artística e acadêmica, a questão da dança como área de conhecimento, sua transversalidade na educação e sua inserção no campo científico.

No evento será debatida a criação da primeira Graduação em Dança, ideia que já vem sendo articulada junto a Universidade Federal do Piauí. "A abertura da graduação em dança faz-se urgente, chegou o nosso momento", pontua a professora Zozilena Fróz, coordenadora da CACC.

De acordo com a coordenadora do Fórum, Luzia Amélia, o corpo, a dança e o conhecimento serão os protagonistas desta ação, que resgata a arte que até bem pouco tempo vivia enclausurada nos paredões das academias de balé, acessível somente para uma classe média: a arte da dança. "Estamos pensando em uma dança que se estrutura, a partir de corpos livres, reais, com histórias diversas, tamanhos e formas heterogênicas e não apenas para modelos impossíveis de serem alcançados", finaliza.

Confira a programação.