Laboratórios do Centro de Tecnologia integram alunos de diversos cursos

15/04/2010 09:55

Alunos de Arquitetura, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção agora têm acesso a computadores e softwares modernos. Para auxiliar no aprendizado e integrá-los às novas tecnologias, os dois novos laboratórios de informática do Centro de Tecnologia receberam 56 computadores (28 em cada laboratório) para uso de estudantes de todos os cursos que o centro oferece. Os laboratórios fazem parte dos investimentos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Os laboratórios são estruturas essenciais a todos os alunos e, por isso, estão sendo compartilhados. As máquinas estão no prédio, recém-inaugurado, de Engenharia Elétrica e são utilizadas nas disciplinas de Introdução à Ciência dos Computadores (ICC), Técnicas de Autocad para Engenharia Elétrica, e Computação Gráfica para Arquitetura.

Para a professora Sandra Saraiva, que ministra aulas para os cursos de Engenharias de Produção, Elétrica, Civil e Arquitetura, esse compartilhamento de equipamentos é saudável. "Tem mesmo que ser compartilhado, e quanto maior a quantidade de laboratórios, maior o acesso dos alunos. Há também uma maior facilidade de gerenciamento desses equipamentos. Esse novo prédio veio a acrescentar, é enriquecedor para todo mundo. E, com a evolução da informática, todos os cursos têm que ter, pelo menos, uma disciplina em laboratório", afirma.

O estudante de Engenharia de Agrimensura Joellio Araújo acredita que o aproveitamento do laboratório para vários cursos traz muitos benefícios e uma utilidade maior ao próprio espaço. "É interessante porque todos os alunos podem usufruir do laboratório e colocar em prática seus conhecimentos. Apesar de ser um prédio de Engenharia Elétrica, todos podem usar porque todos fazem parte da UFPI. É melhor ter alunos produzindo, do que deixar um laboratório ocioso", pontua.

Walber Freitas, que cursa Engenharia Civil, fez parte do grupo de alunos que conferiu e verificou os programas dos novos computadores após a montagem e acredita que essa integração de estudantes no laboratório é um avanço. "O laboratório não foi construído para Engenharia Elétrica, mas para a universidade, foi feito para a comunidade acadêmica em geral. Eles têm uma configuração boa para projetos gráficos, possuem programas como Autocad. É um avanço muito grande para os cursos de graduação", declara.

Já para Leiviane Barbosa, estudante do curso de Engenharia Elétrica, o laboratório tem mesmo que ser aproveitado por todos. "Eu acho que, como está no CT, é pra todo mundo. Se tem horários vagos, que os alunos de Elétrica não utilizam, tem mesmo é que ser usado. Se não prejudica a gente e é bom para os outros estudantes, eu vejo com bons olhos", explica a futura engenheira.

Tamires Coelho