Primeira dissertação do Mestrado em Ciência Política é apresentada

09/04/2010 19:46

Aconteceu sexta-feira (09), no auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), a primeira defesa de dissertação do Programa de Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí. O mestrando Vítor Sandes, apresentou à banca examinadora, composta pelos professores Cléber de Deus, Raimundo Júnior e Valeriano Costa (Unicamp), o seu trabalho, intitulado "A lógica da formação de governos no estado do Piauí de 1987 a 2007".

A primeira dissertação de Mestrado em Ciência Política analisa e ilustra o processo de formação de governos durante 20 anos. A pesquisa tem como pressuposto o arranjo formado em 1980 com a redemocratização do Brasil, que possibilitou a entrada de novos atores políticos, tanto na disputa do governo federal quanto estadual.

Em sua dissertação, Vítor constatou que a lógica de formação de governos segue um padrão partidário, havendo uma desproporção entre o número de cadeiras conseguidas na ALEPI e os postos ocupados pelo partido do governador nas secretarias do governo.

O trabalho de Vítor, aliás, preenche a escassez de trabalhos acadêmicos sobre a política piauiense. "Além de fazer uma análise da nossa política, a dissertação visa, em parte, suprir essa deficiência que nós temos", finalizou o mestrando.

Esta é a primeira defesa de dissertação de um aluno do Programa de Mestrado em Ciência Política, mas até maio mais 10 dissertações serão defendidas. O professor Cléber de Deus, coordenador do programa, disse que ainda este ano será aprovado o projeto para instalar na Universidade o curso de graduação em Ciência Política, e frisou a importância do curso para o Piauí, "Esta defesa é importante para consolidar o programa, e em breve teremos um curso de graduação em Ciência Política, muito significativo para todos que pretendem atuar na área aqui no estado".