Novo CCN é entregue à comunidade universitária

26/03/2010 11:19

O Centro de Ciências da Natureza recebeu, nesta quinta-feira (25), suas novas instalações. Os departamentos de Física e Informática e o setor administrativo do Centro ganharam salas de aula, auditório, banheiros, salas de estudo, de professores e de servidores, laboratórios, salas de reuniões, além de outros espaços que vão proporcionar mais conforto e funcionalidade aos professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Foram investidos no Centro R$ 2,08 milhões.

O primeiro espaço inaugurado foi o Departamento de Informática

O primeiro espaço inaugurado pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior foi o Departamento de Informática, no SG-09. No espaço, foram investidos R$ 648 mil para reformar uma área de 969 m2. No Departamento de Física, que foi ampliado 97m2 e reformado 1.115m2, foram investidos R$ 706 mil. Já para o setor administrativo do CCN, foram construídas 746 m2, sendo investidos R$ 729 mil. Todos os espaços ganharam móveis e eletrodomésticos novos, inclusive ar-condicionado.

No Departamento de Física foram investidos R$ 706 mil.

O nome do setor administrativo "Prof. José Wilson Campos Batista" foi escolhido em homenagem ao professor do então Departamento de Fisiologia da UFPI, entre os anos de 1969 e 1993, quando se aposentou. José Wilson Campos era docente titular e tinha dedicação exclusiva à universidade, exercendo a chefia de departamento entre os anos de 1972 e 1974. Também foi pró-reitor de Extensão. "O professor Wilson foi um exemplo para mim, que fui seu aluno e, para todos que passaram pelo CCN. Ele amava a UFPI, era dedicado, exigente e por isso mesmo foi essencial na formação de muitos jovens que se formaram no Centro", disse Luiz Júnior.

Emocionada, a filha do homenageado Luiza Ivete V. Batista, agradeceu em nome da família. "É um dia muito feliz para nós por saber que apesar de sete anos depois de sua morte, ele ainda é lembrado com carinho. Isso é muito importante para nós", disse Luiza, que estava acompanhada da mãe, Henriqueta Batista e de filhos e netos de professor José Wilson Batista.

Os familiares do homenageado, professor Wilson Batista, compareceram na inauguração

O professor Helder Cunha, diretor do CCN, falou sobre o crescimento do Centro nos últimos anos. "O CCN é um dos centros mais produtivos da universidade. Temos departamentos com 90% de professores doutores e pesquisamos muito. Depois da reforma nos Departamentos de Matemática e Química praticamente todos os nossos setores estão passando por reformas ou ainda irão passar. Além disso, temos os novos cursos de Arqueologia, Estatística e Ciências da Natureza que vão ganhar cinco novos blocos modernos. Por isso temos que ter o compromisso de dar o retorno a esses investimentos", destacou Helder.

O diretor do CCN, professor Helder Cunha, falou sobre o crescimento do Centro nos últimos anos