Mini-curso em Sanidade Apícola será realizado no CCA neste sábado (27)

26/03/2010 11:09

Será realizado o mini-curso "Sanidade Apícola" na Universidade Federal do Piauí (UFPI), neste sábado (27 de março). O treinamento é uma realização do Grupo de Estudo e Trabalho de Apicultura da UFPI (GETAP), com o apoio do MAPA, através do Programa de Produção Integrada (MAPA/CNPq), e será ministrado no setor de Apicultura do Centro de Ciências Agrárias, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

"O objetivo do mini-curso é capacitar estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica na identificação dos principais problemas de sanidade que afetam as abelhas africanizadas no Brasil", afirma o professor Dr. Darcet C. Souza, do setor de Apicultura (curso de Zootecnia-UFPI). Além disso, o curso pretende orientar os procedimentos a serem tomados para o controle das enfermidades e como devem ser feitas as coletas de amostras para envio aos laboratórios de patologia para confirmação do diagnóstico.

A Dra. Janina Carvalho Gonçalves vai ministrar o treinamento de Sanidade Apícola, que é promovido pelo Ministério da Agricultura. Ela é ex-aluna do CCA, ex-estagiária do setor de apicultura da UFPI e possui doutorado em Entomologia-Patologia Apícola pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Atualmente, Janina Carvalho é fiscal federal do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA).

São disponibilizadas 30 vagas e as inscrições estão sendo feitas no Setor de Apicultura/CCA.