Obras de ampliação e reestruturação do CCN são entregues

24/03/2010 11:34

Nesta quinta-feira, 25 de março, a comunidade do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí ganhou novidades. Foram inaugurados  os novos departamentos de Física e Informática  e o setor administrativo do CCN, agora ampliados e reestruturados.

As obras abrangem 16 salas de professores, quatro modernos laboratórios de informática, uma sala de estudos, seis salas de aula e outros espaços. Todos estão devidamente adaptados a portadores de necessidades especiais.

A UFPI, ao realizar mais obras no CCN e em outros centros dos campi instalados pelo estado, visa atender às necessidades de seus alunos e servidores quanto aos recursos estruturais e de equipamentos. A reforma e ampliação do CCN vai beneficiar centenas de estudantes - veteranos e novatos - oferecendo mais conforto e qualidade.

"Estamos com várias obras adiantadas e somos modelo de expansão no país. E não é só a construção de prédios. Estamos oferecendo aos nossos alunos uma estrutura física e de qualidade, além do investimento em equipamentos modernos. Em cinco anos, já contratamos mais de 800 novos professores", enfatiza o reitor Luiz Santos Júnior.

O nome do setor administrativo "Prof. José Wilson Campos Batista" foi escolhido em homenagem ao professor do então Departamento de Fisiologia da UFPI, entre os anos de 1969 e 1993, quando se aposentou. José Wilson Campos era docente titular e dedicação exclusiva à universidade, exercendo a chefia de departamento entre os anos de 1972 e 1974.

Estando na UFPI desde a fundação da Faculdade de Medicina, o professor Wilson - formado no Rio de Janeiro com especialização em Anestesia - dedicou-se muito às profissões de professor e anestesista. Ele teve cinco filhos com a esposa Henriqueta Batista: Eutrópio Vieira Batista, Luiza Ivete V. Batista, Alice Maria V. Batista, Conceição de Maria V. Batista e Aline Maria da Costa, sendo esta última filha de criação.

"Ele era uma pessoa extrovertida. Era sério nas coisas que fazia e cobrava seriedade da gente. Ele era rígido nessa questão de educação e cobrava tanto dos filhos, quanto dos alunos. Mas era bem relacionado e sempre estava nas reuniões de família", afirma Luiza Ivete.

Em 1978, o professor José Wilson assumiu a diretoria do CCN. E, em 1983, foi empossado como pró-reitor de Assuntos de Extensão (hoje, PREX - Pró-Reitoria de Extensão). Ele também foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPI entre 1984 e 1985. O professor faleceu em 20 de setembro de 2002.

Tamires Coelho