Alunos do CAF realizam projeto com reciclagem e práticas de informática

24/03/2010 10:57

Unir reciclagem com conhecimentos de informática numa atividade prática foi o objetivo de uma atividade desenvolvida pelos alunos do curso técnico em Informática do Colégio Agrícola de Floriano (CAF) da Universidade Federal do Piauí.

O desafio proposto pelos professores foi o desenvolvimento de um dispositivo que, alimentado pela porta USB do computador, tivesse uma utilidade prática. O outro desafio foi a determinação que o material empregado na construção do dispositivo tinha que ser reciclado de garrafas PET, CDs, etc.

"Nós aproveitamos a comemoração do aniversário do CAF e desenvolvemos esta atividade para trabalhar a capacidade dos nossos alunos. Eles gostaram da proposta, de unir as nossas práticas de informática com a reciclagem, e se esforçaram para apresentaram trabalhos excelentes", relata o professor Ivan Max.

Alguns grupos desenvolveram um ventilador usando um CD danificado para funcionar como as pás que direcionam o vento. O giro das pás era impulsionado por um motor elétrico alimentado pela porta USB. O motor foi retirado de um brinquedo quebrado. A base do ventilador foi montada com um copo plástico e outro CD. Outro projeto desenvolvido foi uma luminária construída usando garrafa pet, fios elétricos rígidos e um mouse desativado para ser a base de sustentação.