UAPI sedia IV Encontro de Coordenadores de Polo do Sistema UAB

15/03/2010 15:21

Discutir as ações do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é a proposta do IV Encontro de Coordenadores de Polo UAB/Piauí realizado nos dias 10 e 11 de março na sede da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). O encontro reuniu a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) com os coordenadores de polo da Educação a Disância (EaD) do estado.

O evento teve início com a apresentação do vídeo instituiconal da UAPI mostrando crescimento do projeto desde sua implantação. Logo em seguida, veio a apresentação cultural com o músico e compositor Jorge Henrique "Jorjão" cantando as músicas: "Intransigência" e "Cabelo de Nêgo". Após a apresentação cultural foi montada a mesa com os representantes das instituições participantes do sistema UAB no Piauí.

Na abertura do encontro, a representante da SEDUC, professora Eliana Sampaio comentou a importância do evento "o encontro servirá para diagnosticarmos os problemas do sistema (UAB) no estado e podermos solucioná-los". O reitor da UESPI, Professor Carlos Alberto Silva, comentou as particulariedades dessa modalidade de ensino "o tratamento do aluno EaD é diferente do presencial por ser até mais personalisada, na relação professor-tutor e alunos estarem mais próximos".

Depois de desfeita a mesa de abertura deram início às palestras. A primeira, sendo, a do coordenador geral da UAPI e diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI, professor Gildásio Guedes com o tema "Inteligência Coletiva" e sua influência na prática do EaD. O coordenador comentou a importância da inteligência coletiva na dinâmica da educação a distância.

Além disso, o diretor do CEAD falou a respeito da proposta do encontro como forma de fortalecer essa modalidade de educação "o encontro tem a proposta de planejar o ano de trabalho e compartilhar experiências entre os modelos de Educação a Distância do Estado do Piauí".

Em seguida, a coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), professora Ana Cristina Barros apresentou o projeto PNAP incluindo o material didático do curso. Concluindo as palestras do primeiro dia, a professora Ana Bezerra apresentou a Plataforma Paulo Freire (PARFOR) que oferece o ensino de graduação aos professores da rede pública através de convênios com as Instituições de Ensino Supeior do estado.

O evento contou no segundo dia (11), com as palestras das professoras Bárbara Melo, coordenadora geral UAB/UESPI, "Atribuições dos Agentes UAB"; professora Eliana Sampaio, apresentando os esclarecimentos sobre as obras dos polos do sistema Universidade Aberta no estado; e a professora Naira Lopes, coordenadora do polo de apoio presencial da UAPI em Simplício Mendes tratando das experiências a frente de um polo do sistema.

Na segunda atividade do dia, foram abertos os grupos de discussão, com a participação dos coordenadores UAB da UESPI e da UAPI encerrando as atividades da manhã. A organização do encontro realizou, na tarde do dia 11, cursos de capacitação com os coordenadores presentes. Web Conferência e uso do Sistema Acadêmico da Universidade Aberta do Brasil (SisUAB) estavam dentre os temas abordados nos cursos. Segundo a coordenadora do polo de Simplício Mendes, professora Naira Lopes "esse encontros são importantes para obtermos informações sobre os programas como o PNAP e PARFOR e através desses momentos expomos os problemas dos polos para as manetedoras (UFPI, UESPI e IFPI) para trocas de experiências e busca de melhorias paras os polos".