Obras do REUNI na UFPI primam pela qualidade

16/03/2010 09:26

O projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais(REUNI), tem beneficiado a Universidade Federal do Piauí em vários aspectos. Além da quantidade de prédios que estão sendo construídos e reformados nos cinco campi da UFPI, as equipes técnicas estão se preocupando, sobretudo, com a qualidade das instalações.

De acordo com o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, foram construídos 62 mil metros quadrados em quatro anos de expansão. Além disso, o gestor garante que não está sendo priorizado só o espaço físico dos alunos, por meio de obras, mas que as instalações e novos equipamentos adquiridos pela instituição também oferecem qualidade. No interior, já foram recuperados 100% dos prédios e, no campus Ministro Petrônio Portela, as obras estão em estágio avançado, sendo o Hospital Universitário a maior obra a ser entregue ainda no ano de 2010.

No CT estão concluídos laboratórios com vários recursos necessários aos alunos de Engenharia

Na semana passada a UFPI recebeu, do Ministério da Educação, R$ 30 milhões. Desses, R$ 19,3 milhões serão destinados para a compra de equipamentos e do sistema de refrigeração do Hospital Universitário e R$ 11,7 milhões para o REUNI.

"O sucesso do REUNI está refletido nos sete novos cursos da universidade e nos novos prédios que estão sendo construídos", afirma o reitor. Luiz Júnior convida a sociedade em geral para conhecer as mudanças pelas quais a universidade está passando. "É uma verdadeira revolução que está acontecendo. Além de novos prédios, estão sendo contratados novos professores, equipamentos modernos e de qualidade. A nova UFPI precisa ser conhecida. Não há melhoria maior que contratação de pessoal e em cinco anos já contratamos mais de 800 novos professores", pontua.

Um exemplo bastante enfatizado pelo atual gestor da UFPI, no que concerne à qualidade oferecida na universidade, é o equipamento SIMMAN (Simulador Humano) - recém-adquirido pelo curso de Enfermagem. O simulador de alta tecnologia reproduz todos os sinais vitais de uma pessoa comum e está no ranking dos mais modernos.

"Pouquíssimas universidades no Brasil possuem esse simulador que o nosso curso de Enfermagem já oferece aos seus alunos. Além disso, os laboratórios que estão sendo construídos e reformados na UFPI também contam com equipamentos mais modernos e de qualidade, visando o conforto dos alunos que aqui estudam e dos que estão chegando", conclui.

O prédio de Moda, já em conclusão, também dispõe de uma passarela para que os alunos realizem desfiles

O prédio de Moda será um dos mais modernos da UFPI, com instalações voltadas às necessidades específicas dos estudantes desse curso

As obras dos novos prédios do CCN dispõem de rampas e um acesso no piso superior para facilitar o deslocamento de pessoas com necessidades especiais

As obras dos novos blocos do CCN estão em ritmo acelerado