Piauí comemora revolução no ensino com o Campus de Floriano

12/03/2010 14:10

Hoje é dia de festa para a Universidade Federal do Piauí. Há exatamente um ano nascia o Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano. Integrante do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a criação do campus consolidou os planos de expansão da UFPI, tendo como conseqüências a ampliação do número de vagas e a melhoria qualitativa dos cursos oferecidos.

Formando alunos nos cursos de Administração, Enfermagem, Pedagogia e Ciências Biológicas, o campus vem revolucionando o ensino superior na região Sul do Piauí. "A UFPI de hoje é a Universidade que os piauienses esperavam há 39 anos. A criação do Campus de Floriano veio em muito acrescentar, na medida em que o desenvolvimento só acontece com ações ousadas que tornam o Piauí cada vez mais competitivo", destaca o reitor Luiz Santos Júnior.

Em apenas um ano, o campus acumula vitórias em ensino, pesquisa e extensão. "O sucesso do CAFS é comprovado pelos bons resultados alcançados, como o aumento relevante da concorrência do nosso seletivo para ingresso em cursos de graduação e os vários projetos aprovados em agências como FINEP, CNPq, FAPEPI e no próprio Ministério da Educação com o PRO-EXT", diz o diretor do campus, professor Edson Cavalcanti.

A aprovação dos projetos já rendeu um investimento próximo de 1 milhão de reais. A esses bons números são acrescidos, ainda, a aprovação de seis projetos PIBIC, seis de iniciação cientifica voluntaria, o projeto de implantação da infraestrutura de Pesquisa, além da oferta de bolsas de auxilio moradia, transporte, monitorias, dentre outros benefícios aos alunos.

"A expansão da UFPI nos proporcionou mais uma oportunidade de formação. Nosso curso já conta com um projeto de iniciação científica. Temos orgulho em estudar aqui", comentam Mara Leticya, Jales Fhelipe e Braulio Vieira, acadêmicos do curso de Enfermagem.

Hoje, o CAFS conta com aproximadamente 340 alunos matriculados, além de 32 professores e 13 servidores técnico-administrativos. As obras para conclusão do campus estão a todo vapor. A estrutura contará com 10.472m², dividida em vinte salas de aulas, vinte laboratórios e 45 áreas administrativas.