Sistema de parceria rende boa colheita no Colégio Agrícola de Bom Jesus

12/03/2010 11:24

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Agrícola de Bom Jesus(CABJ) dá demonstração de que o trabalho coletivo e a parceria com o setor produtivo agropecuário é o caminho para fortalecer a educação profissional e atender as especificidades do ensino, da pesquisa e da extensão. Um exemplo disso é o projeto de produção de milho destinada à realização de 90 toneladas de silagem próprias para o consumo da produção animal do Campus Professora Cinobelina Elvas .

O trabalho de plantar, colher e produzir a silagem é intenso e envolve a participação de grande parte dos profissionais do CABJ e até da comunidade agrícola local. O plantio e a colheita mecanizada foram feitos utilizando máquinas do Colégio Agrícola e de produtores rurais, e a realização dos silos, que durou uma semana e envolveu a participação de professores, funcionários e alunos do Colégio, em uma jornada de trabalho de até 12 horas diárias.

Alunos presenciam a compactação do silo

Segundo a diretora do Colégio Agrícola, Oldenia Guerra, iniciativas como essa são essenciais para o processo de aprendizagem dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária de Bom Jesus. "Os alunos participaram arduamente de todo o procedimento, desde a concepção da idéia até a parte mais prática, como a preparação do solo, adubação e plantio. Foi uma tarefa intensa conseguida graças à força do trabalho em equipe", afirmou.

O resultado deste somatório de esforços culminou com a realização de 2 silos com cerca de 90 toneladas que servirá para alimentar o rebanho bovino e ovino/caprino do campus Professora Cinobelina Alves no período de seca, o que representa uma economia para a UFPI na medida em que diminui os custos com a compra de ração.

Trabalhadores e alunos fechando o primeiro silo e começando o segundo