Estudantes participam de oficina sobre Rede de Atenção à Saúde

12/03/2010 10:42

Nesta quinta-feira (11/03), a Universidade Federal do Piauí realizou a I Oficina de Conceituação da Rede de Atenção à Saúde, às 9h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT). Durante o evento, foram proferidas palestras sobre o pacto de saúde e os territórios de atenção à saúde, a construção e implantação do Projeto de Redes no estado do Piauí, e o portal Telessaúde, como ferramenta de articulação dos pontos de atenção à saúde. Estudantes de graduação em cursos dessa área, professores e representantes de saúde no  Piauí compareceram à oficina.

A abertura foi feita com palestra do Diretor de Articulação de Redes de Atenção do Ministério da Saúde Adail de Almeida Rollo. Segundo ele, a reflexão que a palestra propôs foi quanto à recuperação do sistema integrado de saúde brasileiro (SUS). Almeida Rollo enfatizou a convergência de práticas de saúde, falou sobre o desafio que é a lógica da integração na rede de saúde.

"Um dos problemas do sistema de saúde hoje é a fragmentação. É uma grande discussão a questão do trabalho solitário e do trabalho integrado: a formação hoje trata o médico como super-homem. É importante a articulação do trabalho e a abertura do profissional para trabalhar em cadeia integrada. Saúde é trabalhar em equipe", explicou o diretor.

A professora Lis Marinho, coordenadora do NESP e parceira do projeto, pontuou que a comunidade acadêmica está distante dos serviços da rede de atenção à saúde, apesar de estarem sendo formados para atuar nesse sistema. "O objetivo é incorporar em todos a ideia e a proposta da rede de atenção. É comunicar, informar a comunidade sobre o que vem a ser essa proposta da rede", disse.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom