Professores de Enfermagem são capacitados para usar simulador humano

11/03/2010 17:14

O curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), deu um salto importante em qualidade de ensino. No começo deste ano, a graduação adquiriu o SIMMAN, um simulador humano que tem todos os sinais vitais de uma pessoa comum. Para que os professores saibam usar a nova tecnologia e repassá-la para os alunos eles participaram de um curso de capacitação, encerrado nesta quinta-feira, 11.

Os oito professores que participaram da capacitação aprenderam como programar os sinais vitais e simular os mais diversos tipos de situações, que vão desde as mais simples àquelas mais complexas. Depois do curso, que é ministrado pela técnica da Laerdal e enfermeira Giuditta Odoni, os docentes terão seis meses para repassar os conhecimentos para os outros professores se familiarizarem com o SIMMAN.

"Os professores estarão mais familiarizados e dominando a técnica que envolve o uso do simulador", afirmou a professora de enfermagem, Elaine Moura. Ela frisou que o SIMMAN possibilitará aos estudantes da graduação a adquirir de forma segura as competências necessárias para o desempenho da sua função no dia-a-dia, aliando teoria e prática.

De acordo com Giuditta Odoni, o simulador humano é de grande importância para o ensino da enfermagem. "O simulador permite justamente que os novos profissionais entrem mais bem preparados no campo e sejam mais seguros quando estiverem lidando com pessoas", afirmou a técnica da Laerdal.

Em todo o país, há apenas 32 simuladores humanos. Eles estão distribuídos em 23 instituições de ensino superior. "Ainda é um número muito pequeno. Temos que levar em conta, no entanto, que o Brasil ainda está começando na área de simulação", comentou Giuditta Odoni. O primeiro SIMMAN adquirido por uma instituição de ensino foi há pouco mais de três anos.

Para oferecer aos alunos de enfermagem mais qualidade de ensino, a UFPI investiu R$ 500 mil na aquisição do SIMMAN e na montagem do laboratório. A previsão é que a partir do segundo semestre deste ano os discentes possam ter o simulador à sua disposição.