Festa, nesta quarta (10), dá boas-vindas aos novos alunos

09/03/2010 15:46

A Universidade Federal do Piauí fará, nesta quarta-feira (10), uma grande festa para dar as boas-vindas aos seus novos alunos e recebê-los de braços abertos. O dia será recheado de atividades voltadas para a integração dos alunos e fazem parte da II Ação Social & Cidadania da instituição. O evento acontece a partir das 9h no Espaço Rosa dos Ventos e terá atividades culturais e sociais.

Entre as atividades culturais, está o show da banda Rosa Xote. A apresentação do grupo será intercalada com outras atrações que buscam a integração entre os calouros e sorteio de brindes. Além disso, haverá apresentação de grupos teatrais e de dança e um aulão de aeróbica.

As atividades continuam no turno da tarde com o cardápio cultural. Este terá diversas apresentações como do Coral da UFPI e declamação de poesias de Fernando Pessoa e Da Costa e Silva. Os calouros poderão ainda conhecer a instituição sob os relatos dos estudantes estrangeiros que estão na universidade. Antes dessas atividades, haverá um tour pelos centros do Campus Ministro Petrônio Portela.

Paralela às atividades culturais, os alunos poderão desenvolver atividades socais, como campanha de doação de sangue e medula óssea, campanha de combate à dengue. Os calouros da UFPI ficarão a par, também, dos projetos desenvolvidos por professores e alunos da instituição.

"É uma forma de dar as boas-vindas aos alunos de maneira que eles se sintam acolhidos pela universidade", afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Nadir Nogueira. Ela lembra que a calorosa recepção preparada para os calouros serve também para desvincular a UFPI dos trotes violentos, comuns em outras instituições de ensino superior do país. Em 39 anos de história, a UFPI não possui nenhuma notificação de trote violento.