Abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista

08/03/2010 16:48

Estão abertas as inscrições do XXIV Prêmio Jovem Cientista. O prêmio foi criado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em 1981, e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e da Gerdau. O prêmio tem como objetivo promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

Em sua XXIV edição, o Prêmio Jovem Cientista traz o tema "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o futuro". Linhas de pesquisa como: fontes alternativas de energia, controle da emissão de poluentes e eficiência das diferentes fontes de energia podem, e devem ser desenvolvidas, sempre com o foco em soluções para o futuro.

O prêmio é atribuído em cinco modalidades: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional. É concedida ainda uma Menção Honrosa para pesquisador com o título de doutor.

A premiação, além de dinheiro e computadores, contará também com bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado. A universidade e a escola de ensino médio premiadas com o Mérito institucional receberão R$ 30 mil cada.

A data limite para envio dos trabalhos ao CNPq é de 30 de junho de 2010. O regulamento e demais informações poderão ser obtidas no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br