Defesa de mestrado sobre identidade e direitos de pacientes psiquiátricos

05/03/2010 16:32

Na próxima quarta-feira, dia 10 de março,   no Auditório Noé Mendes no CCHL ás 16h, o professor Manoel Valente Figueiredo Neto apresenta o resultado da sua dissertação de mestrado em políticas públicas. Graduado em Direito e Letras, o professor desenvolveu um trabalho que aborda a áreas aparentemente distantes como o direito e a psicologia, em que foca na individualização do tratamento do paciente psiquiátrico que cometeu ilícito penal.

A Dissertação “Identidades e direitos da pessoa com transtorno mental sob a égide do poder judiciário: a medida de segurança e o Hospital Areolino de Abreu” trata de como o paciente se vê no meio jurídico e de como a individualização no tratamento poderia melhorar a relação entre os poderes judiciário e as secretarias de saúde. “Levar em conta a perspectiva do paciente implica em novas formas de tratamento, e o Hospital Areolino de Abreu, por abrigar pacientes com transtornos mentais e que cumprem medidas de segurança foi o campo da minha pesquisa”, ressalta Manoel Valente.

Para o professor, a abordagem do tema suscita que as áreas do conhecimento quando combinadas, no caso a saúde mental e o tratamento jurídico, podem tornar as instituições mais humanas.

Publicado na revista Ajuris (Associação dos Juizes do Rio Grande do sul) o artigo teve destaque na página do grupo e o professor pretende fazer de seu trabalho dissertação de doutorado e ainda cursos de extensão nesta IES como forma de dar vazão aos conteúdos criados dentro dos cursos de pós-graduação.

Por ser uma dissertação com uma área muito abrangente, conta em sua banca de avaliação com doutores em várias áreas. Doutora em serviço social e sociologia Lúcia Cristina dos Santos Rosa, Professor Francisco Oliveira Barros Jr. Doutor em Ciências sociais pela PUC-SP,  Professor Alexandre Vaz Parente, Psiquiatra e Doutor em saúde mental, Nestor Eduardo Araruna Santiago, Advogado e Doutor em Direito pela UFMG e Robertônio Santos Pessoa, advogado e doutor em direito pela UFPE.