UFPI ingressa em rede de melhoramento genético em cana-de-açúcar

05/03/2010 09:28

A Universidade Federal do Piauí ingressou na RIDESA (Rede Interuniversitária para Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro), um projeto que trabalha com o melhoramento genético da cana-de-açúcar. São onze universidades federais vinculadas à rede.

A coordenadora do PMGCA (Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar) na UFPI, profª. Drª. Gleice Ribeiro Orasmo, explicou a importância do ingresso da instituição à rede. "O Piauí não tem uma realidade ainda de produção de cana, mas pelos estudos feitos aqui no estado, é uma área promissora. O governo tem interesse em desenvolver as plantações de cana e, consequentemente, o ramo sucroalcooleiro. Esse ingresso da UFPI vai trazer desenvolvimento para o próprio estado", afirma a professora, que é do departamento de Biologia. Segundo ela, será implantado um Núcleo de Pesquisa em cana-de-açúcar na universidade.

A UFPI vai participar da solenidade de lançamento do Catálogo Nacional de Variedades RB de cana-de-açúcar e liberação de novas variedades RB, junto a representantes de outros órgãos estaduais. O evento será dia 25 de março, às 15h, no Hotel Naoum Plaza, em Brasília-DF. Nessa solenidade, acontecerá a liberação de novas variedades de cana-de-açúcar, após vários testes. A rede possui mais de 20 anos de experiência em melhoramento genético.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom