Professores da UFPI lançam livro sobre álcool e outras drogas

03/03/2010 16:13

Provocar um debate sobre álcool e outras drogas tendo como embasamento políticas públicas e direitos humanos. É com esse intuito que será lançado, no dia 11 de março, o livro "Configurações institucionais e profissionais das intervenções na área de álcool e outras drogas no Piauí: interface entre políticas públicas e direitos humanos". A solenidade de lançamento acontece às 10h no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

O livro reúne 11 artigos de professores, psicólogos e estudiosos da área. A obra foi organizada pelos professores da Universidade Federal do Piauí  Lucia Cristina dos Santos Rosa, Francisco Teixeira Andrade e Maria de Lourdes Rocha Lima, coordenadora do Projeto "Educar para Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos". O livro tem, como um dos apoiadores, a UFPI.

"Configurações institucionais" traz em suas páginas artigos que abordam duas vertentes sobre as drogas. Uma delas é a prevenção. "Alguns artigos tratam de formas que podem desestimular o contato dos jovens com as drogas", afirmou Lucia Cristina dos Santos. Outro ponto enfocado nos artigos, segundo a organizadora, é a política de redução de danos, que inclui políticas sócio-educativas.

"Além dessas duas vertentes, procuramos mostrar a questão do tratamento para o dependente químico e da dificuldade que ele possui para ser reinserido na sociedade" comentou Lucia Cristina dos Santos.