Projeto do CMRV ganha prêmio de melhor do Piauí em Biomedicina
Yuri Dias, que desenvolveu o projeto vencedor do prêmio BITEC

Projeto do CMRV ganha prêmio de melhor do Piauí em Biomedicina

01/03/2010 15:42

Um projeto desenvolvido pelo aluno Yuri Dias, do curso de Biomedicina do Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba,  ganhou o primeiro lugar na área de Biomedicina no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec). O projeto concorrerá ainda ao prêmio Nacional na categoria inovação tecnológica.

Estagiário do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (Biotec/CMRV), Yuri Dias desenvolveu o projeto através de um convênio entre o Biotec e a indústria Vegeflora Extrações do Nordeste. Durante seis meses orientado pelo professor José Roberto Leite, Yuri estudou a biomassa (resíduo industrial) da produção de pilocarpina a partir das folhas do jaborandi.

"Durante a produção de pilocarpina (que é vendida e exportada como medicamento para o tratamento do glaucoma), sobram resíduos sem destinação. Assim, isolamos uma substância denominada epiisopiloturina para, logo em seguida, comprovarmos sua aplicabilidade para a leishmaniose (calazar) e esquistossomose (barriga dágua)", explica o professor José Roberto.

Professor José Roberto Leite, orientador do projeto

De acordo com o professor, a pesquisa possibilita o desenvolvimento de um produto para o setor farmoquímico, que pode ser utilizado no futuro, para tratamento de doenças negligenciadas pelas indústrias farmacêuticas. "Além deste fator, contamos com o fato de a descoberta ser ambientalmente correta e sustentável, pois se trata do uso de resíduos industriais referente à cadeia produtiva do jaborandi", acrescenta.

A coordenação do Biotec já realizou o pedido de depósito da patente junto ao Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC/UFPI), em parceria com a empresa Vegeflora Extrações do Nordeste.

Veja um vídeo sobre o projeto premiado.

Conheça mais sobre o programa BITEC.