Professores espanhóis visitam UFPI e promovem parceria em pesquisa

22/02/2010 10:56

Chegam, nesta segunda-feira (22), à Universidade Federal do Piauí os professores doutores Juan Carlos Del Portal e Maria Illera Del Portal - ambos da Faculdad de Medicina Veterinária da Universidad Complutense de Madrid (UCM). Eles, que ficarão na UFPI até o dia 27, darão continuidade às atividades de pesquisa desenvolvidas em parceria com o grupo "Morfologia de Animais de Produção", coordenado pela professora doutora Maria Acelina Carvalho, do programa de pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA).

Os pesquisadores visitantes se reunirão com professores, graduandos e pós-graduandos durante o período, para discussão sobre o desenvolvimento das pesquisas integradas a projetos em execução, referentes aos planos de iniciação científica, dissertações e teses. Os professores visitantes realizarão também atividades laboratoriais relativas às técnicas previstas nas pesquisas, e atuarão também, na preparação de papers para publicação conjunta. "A parceria reflete em uma maior qualidade dos trabalhos, visando o desenvolvimento de pesquisas de ponta", diz Maria Acelina.

Maria Acelina lembra, ainda, que a professora Maria IIlera já esteve em Teresina, em 2007, quando foram iniciadas atividades de pesquisa em parceria com o grupo na UFPI, e foi discutida a participação de doutorandos em estágios da UCM. O primeiro resultado desta parceria pode ser observado através do doutorando Danilo José Ayres. Ele foi o primeiro pós-graduando do Piauí integrado a um Programa Institucional da UFPI a participar do Programa de Doutorado no Brasil com Estágio no Exterior na UCM.

Danilo Ayres, orientado pela professora Maria Acelina e que defenderá sua tese nesta terça-feira (23), às 15h, comenta os efeitos do estágio. "O estágio no exterior possibilitou, além da execução de parte do experimento da minha tese em desenvolvimento na UFPI, o aprimoramento de aspectos importantes como, a visão mais rigorosa e crítica do trabalho de pesquisa e a relevância da busca do fomento para as instituições, já que pesquisa de ponta só se faz com bons equipamentos e material de qualidade, o que custa caro, porém, diminui os vieses dentro do experimento", explica

Durante o treinamento em Madrid, o estudante - que é graduado em Medicina Veterinária pela UFPI e possui mestrado na USP - recebeu auxílio deslocamento e bolsa no período de abril a agosto/2009. "A nossa proposta é tornar a mobilidade acadêmica uma prática rotineira da universidade", garante o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior.