UFPI adquire simulador do corpo humano para o curso de Enfermagem

19/02/2010 11:38

O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí recebeu da Administração Superior da UFPI um simulador avançado de práticas clínicas, conhecido como SIMMAN. O anúncio da aquisição foi feito durante a visita da Professora Dra. Maria Helena Larcher Caliri (USP), que veio ministrar palestras e orientar os professores do curso na implantação do equipamento e esteve com o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior nesta sexta-feira, dia 19.

"O moderno equipamento é um robô- adulto que simula um paciente em situações clínicas emergenciais. As condições clínicas são ajustadas pelo professor e programador, e colocam o aluno diante de uma realidade segura para por em prática os conhecimentos teóricos", explica a Professora.

Maria Helena destacou que com o uso desses equipamentos os alunos estarão mais seguros para aliar teoria e prática. "O mais importante é que eles aprenderão a lidar com situações emergenciais sem colocar a vida de nenhum paciente em risco", frisou.

Para o reitor Luiz Júnior, esse equipamento, existente em poucas universidades do país, é uma prova do nível de qualidade oferecido aos alunos. "A UFPI é destaque não apenas em melhoria de estrutura física. Hoje nossos laboratórios têm equipamentos modernos, ideais para a formação completa do aluno", garante o reitor.

Os laboratórios receberão as devidas reformas para a instalação dos equipamentos. No período de 9 a 11 de março, oito dos professores do Departamento de Enfermagem receberão a capacitação para manusear os aparelhos.

"Esses oito professores repassarão as informações para os demais docentes do Departamento e, acredito que no segundo período de 2010 já estaremos usando esses recursos", acrescenta a Professora Ms. Elaine Moura.