Projeto da UFPI capacitará empresários do setor calçadista

01/02/2010 16:07

Com o intuito de desenvolver as empresas locais do setor de calçados, bolsas e similares, a Universidade Federal do Piauí apresenta para micro e pequenos empresários, na quarta-feira (03), no Centro de Produção do Mocambinho, um projeto que irá fomentar políticas de capacitação no polo produtivo do ramo.

O projeto terá atuação nas regiões sudeste (centro de produção do grande Dirceu) e norte (centro de produção do Mocambinho), tendo como objetivo a melhoria da qualidade, da produtividade e da competitividade na área. Os trabalhos serão coordenados pelo professor Geordy Pereira, do curso de Engenharia de Produção.

Durante a apresentação, os empresários conhecerão mais sobre o projeto, que compreende três planos de qualificação: Capacitação em Gestão Empresarial, Capacitação em Gestão da Produção e Capacitação em Técnicas de Manufatura. Os cursos serão executados pela UFPI em parceria com o SEBRAE/PI, com o SENAI/PI e com a Associação de Micro Empresas do Mocambinho (AMEM).

"Esperamos que a capacitação dos agentes produtivos e a criação de competências por meio dos processos de aprendizagem resultem em aprimoramento do polo, mediante a maior qualificação e interação dos agentes que formam o arranjo produtivo. Simultaneamente, desenvolve-se o papel da universidade de promotora do desenvolvimento local e regional", explica Geordy Pereira.

O projeto, que será financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, foi um dos 42 aprovados no edital para a capacitação, pesquisas tecnológicas e de inovação que irão desenvolver Arranjos Produtivos Locais (APLs) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.