Transtorno Mental e Prostituição são temas de mestrado em Enfermagem

28/01/2010 16:23

Na última semana de janeiro de 2010, o Departamento do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí destinou seu auditório para a apresentação de três dissertações de mestrado. Ao passar desta quarta-feira (27), as pessoas presentes acompanharam o resultado de estudos com peças elaboradas, que abordaram dois núcleos sociais que ainda amargam exclusão: As cargas do universo dos que sofrem de deficiência mental, e o mundo da prostituição - tendo como campo, Teresina.

Qual o significado do acompanhamento de um paciente com problemas mentais para um profissional de enfermagem? Especificado em "O Significado do Cuidado à Pessoa com Transtorno Mental para Enfermeiras dos Centros de Atenção Psicossocial", o diálogo travado pela mestranda Maria Edileuza Moura com seis enfermeiras que trabalham Centros de Atenção Psicossocial da cidade de Teresina, procurou entender, por exemplo, como a atenção, da empatia e a sensibilidade somada a medicação podem transformar a saúde mental.

Foi abordado ainda, qual a carga de relação entre a enfermeira e seus ambientes - Ao trabalho, ao estímulo da enfermeira para o paciente com transtornos mentais para que consiga sua independência, e a preocupação da enfermeira com seu paciente no que ultrapassa o trabalho, chegando à vida, e criando laços afetivos. A dissertação foi orientada pela Profª. Drª. Claudete Monteiro.

Isabel Cristina defendeu tese sobre violência no mundo da prostituição em Teresina

Investigando todas as faces da violência no cotidiano da prostituição feminina na cidade de Teresina, a mestranda Isabel Cristina tira da filosofia de Heidgger, e da observação dos fenômenos, a base para entender o universo das mulheres que povoam as imediações da Praça da Bandeira durante o dia, e da Avenida Maranhão, durante a noite.

Durante três meses, Isabel Cristina adentrou entre conversas e visitas, o que pensam 11 prostitutas. Sobre sua profissão, sobre si mesmas, sobre o olhar da sociedade e sobre a série de maus tratos que elas sofrem das pessoas, dos clientes e entre sua própria classe. As agressões foram registradas na dissertação "O Vivido da Violência no Cotidiano da Prostituição", trabalho que indica, ao falar do psicológico e social, onde os ramos da Enfermagem podem chegar.

As bancas de avaliações das dissertações contam com a presença da Profª. Drª. Ivis Emília de Oliveira Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ainda presente, da UFPI: Profª Drª. Maria Helena Barros da UFPI. Profª Silvana Santiago da Rocha, Profª Drª Maria do Livramento Fortes.

Referência Nacional

O mestrado, que existe desde 2007, já possui 24 concludentes.  Até final de fevereiro, o número deve subir para 31. Todos os mestrandos que por lá passaram, concluíram seus estudos em tempo hábil. E a qualidade da pós tem seus resultados, no último Congresso Brasileiro de Enfermagem, que aconteceu em dezembro último, os piauienses, entre mestrandos e professores, conquistaram 11 dos 20 prêmios nacionais.  A pós-graduação em Efermagem na UFPI consolida-se aos poucos como um centro de referência no país.

Igor Prado - Bolsista CoordCom