UFPI contratou mais de 800 servidores em cinco anos

27/01/2010 11:41

O projeto de expansão da Universidade Federal do Piauí vem promovendo nos últimos anos várias mudanças positivas no histórico da Instituição. Além da parte física, a Universidade tem investido na criação de novos cursos e na contratação de novos servidores.

Desde 2005 já soma 809 o número de docentes e técnicos nomeados. Deste total, os professores representam a maior parte das nomeações, sendo 576 contratados. "Durante muitos anos, a Universidade ofertava as mesmas 2.545 vagas todos os anos. Atualmente, já oferecemos mais de 5.000 vagas e continuamos trabalhando para crescer ainda mais", afirma o reitor Luiz Júnior, ressaltando o papel fundamental dos professores nesse processo.

A doutoranda em Química, Josy Anteveli, uma das servidoras contratadas no segundo semestre de 2009, afirma que a oportunidade de começar a lecionar já no ensino superior representa uma grande chance de trazer novidades e contribuir para o crescimento do ensino superior no Piauí. "Nunca fui professora e já começar numa Instituição de Ensino Superior para mim é bastante positivo. Minha pretensão é trazer mais pesquisas para a UFPI e ajudar no desenvolvimento desta área", pontua a professora, que lecionará no campus de Bom Jesus.

A proposta de expansão da UFPI contempla ainda a ampliação dos cursos noturnos, a flexibilização dos currículos, o combate à evasão, o aumento da relação aluno/professor para, no mínimo, 18/1, a elevação do Índice de Sucesso da Graduação para 90%, a ampliação da assistência estudantil (bolsas diversas, restaurantes e residências universitárias), a integração da graduação com a pós-graduação, através do oferecimento de bolsas de mestrado e doutorado e a reestruturação administrativa da Universidade, com revisão do Estatuto e do Regimento Geral.