42% dos aprovados no PSIU 2009 são de escola pública, anuncia reitor

19/01/2010 12:55

Música, foguetes, tambores, lágrimas de alegria e muitos sorrisos marcaram o anúncio do resultado do PSIU 2009 na manhã desta terça-feira (19). O reitor Luiz Santos Júnior, em companhia de todos os pró-reitores da Universidade, anunciou os vinte primeiros colocados do processo seletivo no espaço Rosa dos Ventos, na UFPI.

No pronunciamento, o reitor fez uma avaliação positiva de todo o processo de avaliação dos candidatos, realizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese). "A sociedade está aprovando a maneira correta como a Copese vem realizando o PSIU. Vários órgãos públicos e empresas privadas já procuram a Coordenadoria para a realização de seus processos seletivos", afirmou o reitor, que agradeceu e enfatizou o reconhecimento do trabalho feito por todos os membros da Copese, que entregou o resultado antes do previsto.

Na platéia, inúmeros candidatos, parentes, amigos e imprensa aguardavam ansiosamente a divulgação dos nomes dos aprovados. Alguns deles não conseguiram conter a emoção de ter seus nomes entre os primeiros lugares de um vestibular que teve cerca de 28 mil candidatos inscritos, como o estudante Francisco Bruno Farias Rocha, 12º lugar geral do PSIU e 10º lugar no curso de Bacharelado em Medicina. "É uma sensação inexplicável, eu não sei dizer bem. Agora é só correr e comemorar muito", conta o futuro médico, que tentava ingressar no curso pela 3ª vez e já foi aprovado para o curso de Odontologia em um PSIU anterior.

Dois fatos ainda são motivos de comemoração para a UFPI. Dentre as vagas, 42%  foram preenchidas por alunos oriundos de escolas públicas. E do total de vagas, apenas 12, o que representa menos de 0,5% dos candidatos que concorreram o pleito. "Isso mostra o quanto o nosso processo seletivo é de alto nível", garante Luiz Júnior.

O estudante Francisco Bruno Farias Rocha, 12º lugar geral sendo cumprimentado por amigos e familiares

Centenas de pessoas acompanharam a divulgação do resultado

PSIU 2009 contemplou 50% das vagas

O resultado do PSIU 2009 relaciona os candidatos que ocuparão 50% das 2.298 vagas disponibilizadas em 47 cursos distribuídos nos campi da UFPI em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Os cursos mais concorridos no PSIU foram Medicina (39,25 candidatos por vaga), Direito (32,25) e Serviço Social (24,92).

O restante das vagas serão ocupadas pelos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O resultado do exame está previsto para o início do mês de fevereiro.

Confira o resultado.

Resultado dos 20 primeiros colocados

Resultado dos primeiros colocados de cada curso

Resultado geral