Prorrogadas as inscrições para o curso de Jornalismo Literário na UFPI

11/01/2010 14:32

As inscrições para o curso "Jornalismo Literário: humanizando a realidade" foram prorrogadas até o dia 14 de janeiro. A proposta do curso é fazer uma reflexão sobre o jornalismo literário a partir das múltiplas conceituações como New Journalism, Jornalismo Narrativo e Jornalismo Literário. O objetivo é discutir questões relacionadas à humanização da realidade no jornalismo abordando a presença do cotidiano e do "anônimo" fazendo uma interação entre teoria e prática.

O curso tem uma carga horária de 40 h e será ministrado as segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h, no período de 15 de janeiro a 05 de fevereiro, pelos professores Paulo Fernando de Carvalho Lopes e Francilene Oliveira. Ainda dentro do curso será ministrado um workshop, de 4 h, sobre fotografia com o professor de jornalismo e fotógrafo Luciano Klauss.

Como conteúdo temático serão abordados aspectos transdisciplinares - a influência da Literatura e da História, fundamentos da narrativa de não-ficção (imersão, humanização, responsabilidade, exatidão, criatividade, estilo - voz autoral - e simbolismo), a presença do "anônimo", técnicas de sedução de leitor, a fotografia em Jornalismo literário, metodologias de captação de histórias de vida, pauta e produção, biografias e perfil. As inscrições podem ser realizadas no departamento de Comunicação Social da UFPI, pela manhã, com o investimento de cinqüenta reais. O curso tem como público-alvo alunos e profissionais da área de Comunicação Social.